Mulheres no comando

uma análise sobre os desafios da liderança feminina em organizações privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v16n3p57-81

Resumo

A igualdade de gênero em cargos de liderança é um desafio contemporâneo crucial. Este artigo analisa os desafios enfrentados por mulheres em cargos de liderança em empresas privadas de Piripiri-PI. Através de uma abordagem qualitativa, foram entrevistadas 6 líderes mulheres com idades entre 25 e 49 anos, todas com formação superior. Os resultados indicam que as dificuldades encontradas na literatura se refletem na realidade dessas líderes. A pesquisa constata a persistência de desafios que afetam a ascensão e permanência de mulheres em cargos de liderança. No entanto, ações organizacionais em prol da igualdade de gênero têm promovido maior representatividade feminina em cargos de liderança.

Biografia do Autor

  • Brenda Leonilia da Silva Gomes, Instituto Federal do Piauí

    Graduada em Administração de Empresas, pelo IFPI (2023)

  • Rafael Fernandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí

    Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar-UnP, com intercâmbio doutoral desenvolvido na University of British Columbia, Vancouver-Canadá, por meio do programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Mestre (Unifor) e Bacharel (UFPI) em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER), Especialista em Docência do Ensino Superior (CEUT) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (IFPI). Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI - Campus Dirceu Arcoverde. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, IFPI Campus Parnaíba. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, ambos da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON", certificado pelo CNPQ. Editor Associado da Revista CONTEXTUS-UFC. Avaliador ad hoc da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)/MEC e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)/MEC. Interesse de pesquisa em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa em Administração, Educação Profissional e Tecnológica, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

  • Elane dos Santos Silva Barroso, Instituto Federal do Piauí

    Professora efetiva do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí, ministrando as disciplinas da área de contabilidade geral, contabilidade de custos e pesquisa na administração. Membro do LEEOA-Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes. Faz parte do grupo de pesquisa GEPAD- Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e do NEON - Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste, do Instituto Federal do Piauí. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de pessoas, relações de trabalho, sofrimento no trabalho e empreendedorismo.

  • Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira, Instituto Federal do Piauí

    Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestrado em Geografia pelo Programa de Mestrado em Análise e Planejamento Espacial - MAPEPROF, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Pós Graduação em MBA Executivo pelo Instituto Camilo Filho (2016). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2005). Atualmente é professor do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí. Membro do LEEOA - Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes. Vice líder do Grupo de Pesquisa MAMDES - Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Membros dos Grupos de Pesquisa: GEPAD - Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração, do GERIR - Gestão, Empreendedorismo Regional, Inovação e Responsabilidade Socioambiental, do Instituto Federal do Piauí e do Grupo de Pesquisa NEON - Núcleo de Estudos Organizacionais do Nordeste. Tem experiências na áreas de Administração, Geografia e Meio Ambiente

  • Adelquis Stanley Monteiro Santiago, Universidade Federal do Piauí

    Analista Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/PI, com experiência nas áreas de Gestão Ambiental Pública, Geoprocessamento e Fiscalização Ambiental.

    Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo PRODEMA/UFPI.

    Especialista em Consultoria e Licenciamento Ambiental (FOCUS, 2024); em Metodologia do Ensino de Geografia (FOCUS, 2024);  Gestão da Qualidade (FOCUS, 2023) , em Docência do Ensino Superior (FOCUS, 2023), em Direitos Humanos (FOCUS, 2023), em Direito Obrigacional (FOCUS, 2023) em Redes Estruturadas de Computadores (FOCUS, 2023), em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos (UFPI, 2023), em Gestão Pública (FOCUS, 2022), em Direito Administrativo (FOCUS, 2022), em Metodologia do Ensino de Matemática (FIBMG, 2022), em Análise de Sistemas (FITEC, 2021), em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (FABRAS, 2021) e em Banco de Dados (FITEC, 2021).

    Graduado em Geografia (Bacharelado, Estácio de Sá, 2023), em Gestão Pública (CST, UNIFAVIP, 2023), em Matemática (PROFOP R2, FABRAS/UCB, 2023), em Gestão Ambiental (CST, Estácio de Sá, 2021) e em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Bacharelado, UESPI, 2003). 

  • Johannes de Oliveira Lima Junior, Instituto Federal do Piauí

    Graduado em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2022) e em Ciências Econômicas pela instituição Cruzeiro do Sul (2022). Cursou o Ensino Técnico em Administração integrado ao Médio pelo IFPI - CAMPUS PIRIPIRI. Membro do GEPAD e do Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON. MBA em Economia Financeira pela UNOPAR

Downloads

Publicado

23-01-2025