PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA PUBLICADA NA SCIELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v16n4p39-58

Resumo

O artigo apresenta uma análise bibliométrica da produção acadêmica sobre o planejamento estratégico na administração pública nos últimos dez anos (2012-2022). A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, coletando e organizando dados provenientes de fontes bibliográficas, com foco na base de dados acadêmicos Scielo. A análise é dividida em várias etapas, começando pela coleta de dados por meio de critérios de busca específicos, seguida pela triagem das publicações de acordo com critérios de inclusão. As publicações selecionadas são então analisadas cronologicamente para identificar padrões ao longo do tempo. Além disso, as publicações são distribuídas nas áreas temáticas da Web of Science para examinar diferentes perspectivas sobre o tema. Os tipos de estudos realizados são classificados em categorias, como empíricos, teóricos e revisões, e a abordagem metodológica é identificada, seja qualitativa ou quantitativa. Foram identificadas lacunas como a necessidade de estudos comparativos, avaliação de impacto, exploração de redes de influência e aprimoramento de processos. As conclusões destacam a importância de uma maior exploração do tema, a interdisciplinaridade, a predominância de abordagens qualitativas e a necessidade de explorar diferentes instituições e metodologias. A análise também reconhece que as conclusões se baseiam exclusivamente na Scielo e sugere futuras pesquisas em outras bases de dados para uma compreensão mais abrangente do tema.

Biografia do Autor

  • Sr. Madson, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Estácio/RN; Especialista em Administração Pública pela Faculdade Única de Ipatinga/MG; Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFCG). E-mail: madysonq@gmail.com

  • Sra. Adriana, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005). Especialista em Gestão de Pessoas (UEPB/2010) Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais - UFCG. Mestranda em Administração Pública (PROFIAP) 

  • Sr. Elias, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui graduação em Português/Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Especialista em Estudos e Teorias Sobre a Linguagem-UFRN (2012). Bolsista no Instituto Ágora (idiomas)-UFRN (2013-2014) . Professor de Língua Inglesa na rede pública de ensino do Estado do RN e na rede pública municipal de Parnamirim/RN (2012-2022). Professor Mediador de Inglês no Instituto Metrópole Digital-UFRN (2014.2 a 2021.2). Atualmente exerce as atribuições do cargo Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) - UFCG (2023).

  • Sr. Robson

    Prof. Dr. na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), graduado em Administração pela UFCG (2004), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2017) atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, indicadores de sustentabilidade, gestão da produção, logística reversa, qualidade de vida no trabalho e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

07-02-2025