FATORES QUE INFLUENCIAM A VARIAÇÃO DO PREÇO DE CAFÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n2p120-138

Resumo

O objetivo do trabalho é destacar as principais variáveis que podem impactar nos preços de venda de café e compreender as tendências futuras para o preço de café. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com predominância da abordagem qualitativa e quantitativa, pesquisa documental e estudo de caso sobre o preço de café arábica brasileiro. Os dados coletados foram secundários, como relatórios, informes de instituições relacionadas ao café. A fim de auxiliar na discussão sobre a temática foi feito a comparação entre as variáveis explicativas e o preço de café, nos períodos de setembro de 2019 a agosto de 2024. Observando a correlação e a relação entre as variáveis, de maneira individualizada, fornecendo uma compreensão básica. Os resultados demonstraram que o preço do café é determinado por uma combinação complexa de variáveis. O cenário atual indica que, devido à combinação de uma produção em queda e uma demanda crescente, os preços do café devem continuar a ser influenciados por essas variáveis interligadas, refletindo uma tendência de alta no próximo ano.

Biografia do Autor

  • João Batista Ferreira, Faculdade Cidade de Coromandel
    Doutorando em Administração pela UFLA/MG. Mestre em Gestão Organizacional pela UFG. Docente e coordenador do curso de administração da Faculdade Cidade de Coromandel/MG.
  • Luiz Henrique, Faculdade Cidade de Coromandel - FCC

    Graduado em Engenharia Agronômica

Downloads

Publicado

10-10-2025