RELAÇÃO DE CAUSALIDADE ENTRE EXPORTAÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1994-2017

Autores

  • Alex Rilie Moreira Rodrigues Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Haissa Alves Santos Faculdade Focus
  • Manuel Antonio Valdés Borrero Universidade Federal de Rondônia
  • Gleimiria Batista da Costa Matos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n2p91-119

Resumo

A Teoria da Base Exportadora defende que o crescimento econômico de uma região está intimamente ligado à taxa de crescimento das suas exportações, dado que, a ampliação dos mercados e da base de exportação de uma região provoca um efeito multiplicador sobre toda a atividade econômica ocasionando um crescimento maior do PIB. verificar a relação de causalidade entre as exportações e o crescimento econômico no Brasil no período de 1994 a 2017. Para análise econométrica, utilizou-se um modelo VAR, cuja definição passou pela aplicação prévia de testes de estacionariedade e cointegração, através da metodologia proposta por Engle e Granger (1987).

Biografia do Autor

  • Alex Rilie Moreira Rodrigues, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2015), Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018) e Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Pobreza, Desigualdade e Índice de Oportunidade Humana - IOH.

  • Haissa Alves Santos, Faculdade Focus

    Graduanda em Administração

  • Manuel Antonio Valdés Borrero, Universidade Federal de Rondônia

    Possui graduação em Planejamento da Economia Nacional pela Universidade da Havana(1987), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas(1994) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas(1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Rondônia, Revisor de periódico da RARA - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DA AMAZÔNIA, Membro de corpo editorial da RARA - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DA AMAZÔNIA, Membro de corpo editorial da International Online Multidisciplinary Journal e Membro de comitê assessor da Proreitoria de Pesquisa da UNIR. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Meio Ambiente, Análise de Correspondência, Álcool como combustível.

     

  • Gleimiria Batista da Costa Matos, Universidade Federal de Rondônia

    Possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (1999), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2008) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Participa dos programas: PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração acadêmico e profissional/ PROFIAP. Membro do grupo de pesquisa CEDSA e líder do grupo GepOrg. Participa como pesquisadora do projeto Procad Amazônia - Diversidade Amazônica: capital social, recursos e políticas para um desenvolvimento local. Pós doutora pelo programa de Administração da Universidade da Amazônia/UNAMA (2022). Conselheira e Vice Presidente de Câmara de Registro do Conselho Regional de Contabilidade CRCRO (2023). Professora associado II da Universidade Federal de Rondônia. Coordenadora do programa de Pós Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e meio Ambiente/PGDRA-UNIR.

Downloads

Publicado

10-10-2025