PERSPECTIVAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Autores

  • Jean Marcos da Silva Instituto Federal Sul-rio-grandense/IFSul

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v16n2p1-2

Resumo

A edição ‘Perspectivas em Políticas Públicas, Inovação e Empreendedorismo’, da Revista de Administração e Negócios da Amazônia (RARA), reúne um conjunto de dez artigos que abordam como os setores público e privado podem, juntos, lidar com os desafios do século XXI.

Em um mundo em que os problemas se tornam cada vez mais complexos, a interdisciplinaridade não pode mais ser relegada ao futuro. Nesse sentido, reunir diferentes áreas de conhecimento implica promover o diálogo entre diferentes setores da sociedade (SILVA-JEAN e KNEIPP, 2024). Isso inclui a discussão de ações de inovação e empreendedorismo não apenas no ambiente privado, mas também no ambiente público.

Dessa forma, nessa edição, exploramos como diferentes perspectivas de políticas públicas, inovação e empreendedorismo podem de relacionar para enfrentar esses desafios.

Sobre as perspectivas em políticas públicas, no artigo: ‘Finanças Públicas Municipais da Região do Vale do Açu: uma análise a partir da Teoria Institucional de Thorstein Veblen’, os autores investigaram como as práticas institucionais influenciam a gestão das finanças públicas municipais na região do Vale do Açu, utilizando a teoria institucional de Thorstein Veblen como referência analítica.

Também na temática de políticas públicas, a pesquisa intitulada ‘Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim/RO: potencialidades, dificuldades e o papel da gestão pública para o desenvolvimento local’, permitiu identificar as potencialidades e desafios da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim/RO, analisando o papel da gestão pública na promoção do desenvolvimento econômico regional.

Ainda nessa perspectiva, na pesquisa: ‘Os Desafios da Integração Tecnológica na Coordenadoria Geral Municipal de Planejamento (COMPLA) no Município de Guajará-Mirim/RO’, os autores estudaram como o uso de tecnologias, como o uso de softwares, tem contribuído para a modernização e eficiência administrativa no município de Guajará-Mirim/RO.

Finalmente, em termos de políticas públicas, no artigo ‘Os Impactos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nos Indicadores de Rendimento da Educação Básica no Estado do Pará’, foi avaliado os impactos do PDDE nos indicadores de rendimento escolar da educação básica no estado do Pará, identificando avanços, limitações e propostas de melhorias.

Sobre as perspectivas em inovação e empreendedorismo, na pesquisa ‘Teoria Tridimensional do Empreendedorismo e Educação’, os autores avaliaram com a teoria tridimensional do empreendedorismo pode ser aplicada ao campo da educação, promovendo a integração de dimensões econômicas, sociais e culturais na formação empreendedora.

Ainda na perspectiva da inovação e empreendedorismo, no artigo ‘Uma Análise da Concessão do PRONAMPE para Microempresa: um estudo de caso na empresa Motor Bom em Belém-PA’, foi analisada a efetividade da concessão de crédito pelo PRONAMPE para uma microempresa específica, utilizando o estudo de caso da Motor Bom em Belém-PA para identificar seus impactos econômicos.

Especificamente, em perspectivas de inovação, no estudo ‘Gestão de Processos em Serviços de Saúde: análise do retrabalho no faturamento de contas hospitalares’, os autores diagnosticaram as causas do retrabalho e propuseram estratégias de gestão para melhorar a eficiência e reduzir erros nesse processo de faturamento de contas.

Também, em perspectivas de inovação, no artigo ‘A Gestão através do PDCA de Deming em um Cartório de uma Cidade do Interior do Rio Grande do Norte’, foi aplicado o ciclo PDCA de Deming na gestão de um cartório no RN, avaliando seu impacto na eficiência e na qualidade dos serviços administrativos.

As perspectivas em inovação e empreendedorismo incluíram, ainda, o artigo ‘Mulheres no Comando: uma análise sobre os desafios da liderança feminina em organizações privadas’, cujo objetivo foi analisar os desafios enfrentados por mulheres líderes em organizações privadas, investigando barreiras culturais e estruturais e propondo estratégias para fortalecer a liderança feminina.

Para encerrar, na pesquisa ‘’Agricultura Familiar em Humaitá: as contribuições do associativismo no Amazonas’, os autores avaliaram a implementação de práticas de associativismo voltadas para a agricultura familiar e como essas práticas contribuem para melhorias no setor, no estado do Amazonas.

Com isso, destaca-se que é relevante a continuidade de pesquisas para aprimorar o debate nessas temáticas. Agradecemos aos autores pela contribuição para a discussão de aspectos importantes em termos de perspectivas em políticas públicas, inovação e empreendedorismo.

Aos leitores, fica o convite para que reflitam e apliquem esses importantes insights em suas áreas de atuação.

Boa leitura!

 

Jean Marcos da Silva – jeansilva@ifsul.edu.br

 

REFERÊNCIAS

Silva-Jean MD, Kneippb JM. "Social learning, innovation, and sustainability: The search for directions beyond a systematic literature review". Heliyon. 2024 Mar 27;10(7):e28431. doi: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e28431

Downloads

Publicado

13-01-2024