GESTÃO EFICIENTE DE ÁREAS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRANDO MEG E KPIS

Autores

  • Dra Sandra Garcia Universidade Federal de Rondônia
  • Dárius Augustus Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n2p2-25

Resumo

A Amazônia brasileira, detentora de vasta sociobiodiversidade e lar de populações tradicionais, enfrenta desafios complexos na gestão de suas Unidades de Conservação (UCs). Reguladas por lei, mas frequentemente subfinanciadas e carentes de políticas públicas eficazes, especialmente para o uso público, a gestão dessas áreas é dificultada pela complexidade ambiental, econômica e social da região. Este estudo propõe um modelo teórico para a gestão de UCs na Amazônia, integrando o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) específicos. O objetivo é fornecer um referencial que promova a consolidação e a sustentabilidade da gestão, adaptado às particularidades amazônicas. Baseado em levantamento bibliográfico e análise documental com abordagem qualitativa, o estudo identifica KPIs relevantes e discute a aplicabilidade do MEG. Embora o modelo proposto represente uma contribuição teórica e ainda necessite de validação empírica, argumenta-se que sua estrutura oferece potencial para aprimorar a gestão, a conservação da biodiversidade e o engajamento comunitário, superando limitações de modelos existentes. São identificados KPIs preliminares adequados ao contexto amazônico, incluindo aspectos ecológicos, sociais e de uso sustentável com potencial para integração futura de indicadores de uso público.

Biografia do Autor

  • Dra Sandra Garcia, Universidade Federal de Rondônia

    Pós-doutorado (em andamento), pela Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL), com o projeto Regional development strategies through tourist places and routes in the western Brazilian Amazon: Rondonia. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), graduação em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (1994), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente atuando em energias alternativas para a Região Amazônica, pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e doutorado em Administração, com ênfase em Pesquisa Operacional (Inteligência Artificial) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014).Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia. Coordenadora e Docente do MBA em Gestão da Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Rondônia. Docente do curso de Administração da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIR), Linha de Pesquisa Governança e Sustentabilidade na Amazônia, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP, em rede, Líder do Centro de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Empreendedorismo da Amazônia. Pesquisadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (GPTI), líder da linha Águas e Saneamento Básico. Coordena pesquisa sobre planejamento e educação financeira junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CAPES). É representante pela UNIR do Conselho Estadual de Turismo, e do Conselho Estadual de Saneamento Básico. Coordena o projeto intitulado Contribuições do Turismo para o Desenvolvimento Regional: uma análise na Região Madeira Mamoré do Estado de Rondônia. E contribui com o projeto Ecoturismo de valor no Parque Estadual de Guajará-Mirim Portaria Interna da UNIR n 42/2019/PROPESQ/UNIRInteressada nos temas de Turismo, Hospitalidade, Empreendedorismo. Sustentabilidade, Finanças e Gestão e Planejamento Financeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Turismo, Administração Pública, Gestão, Gestão Pública Municipal, Desenvolvimento Regional.

  • Dárius Augustus, Universidade Federal de Rondônia

    Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário São Lucas (2003), com foco na administração municipal do turismo em Porto Velho. Atualmente atua como Especialista em Desenvolvimento Ambiental na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia. Atualmente cursando o mestrado em Administração Pública - PROFIAP na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e possui pós-graduação em "Webdeveloper" pela Faculdade de Tecnologia - FATEC. Demonstra interesse e experiência tanto na área do turismo quanto no desenvolvimento ambiental, buscando aprimoramento contínuo em administração pública e tecnologias da informação.

Downloads

Publicado

09-10-2024