Fatores críticos de sucesso na implantação da gestão de processos no setor público
Palavras-chave:
Gestão de Processos de Negócios, Fatores Críticos de Sucesso, Administração Pública.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS’s) na implantação da gestão de processos de negócios (BPM - Business Process Management) em organizações públicas. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e tipologia descritiva para estudar os casos “Tribunal Regional do Trabalho” (TRT) e o “Ministério Público Federal” (MPF), com a coleta de dados por meio da observação participante, documentos e questionário. A administração pública é um contexto organizacional com especificidades e diferenças de outros setores econômicos em que o BPM foi amplamente pesquisado. Portanto, é necessário compreender se os elementos necessários à implantação da gestão de processos no setor público são similares ou diferentes de outros setores, pois, em termo de ambiente e de princípios legais, são diferentes de outros contextos organizacionais. Identificou-se que os FCS’s na implantação da gestão de processos em organizações públicas são: apoio da alta administração, burocracia, cultura do setor público, competência de equipes, comunicação interna, conhecimentos acerca de BPM e ferramentas tecnológicas. A teoria sobre FCS’s na implantação da gestão de processos foi expandida e os FCS’s de BPM do teórico não são os mesmos, embora sejam complementares. Os gestores públicos poderão fazer uso dos FCS’s na implantação da gestão de processos, e se espera promover melhores resultados gerenciais com o uso deles.
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