Fatores críticos de sucesso na implantação da gestão de processos no setor público

Autores

  • Júlia Kefine Alcântara Pinho da Costa Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Carlos André Sousa Rodrigues Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Fábio Rogério de Morais Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0001-7348-5203

Palavras-chave:

Gestão de Processos de Negócios, Fatores Críticos de Sucesso, Administração Pública.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS’s) na implantação da gestão de processos de negócios (BPM - Business Process Management) em organizações públicas. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e tipologia descritiva para estudar os casos “Tribunal Regional do Trabalho” (TRT) e o “Ministério Público Federal” (MPF), com a coleta de dados por meio da observação participante, documentos e questionário. A administração pública é um contexto organizacional com especificidades e diferenças de outros setores econômicos em que o BPM foi amplamente pesquisado. Portanto, é necessário compreender se os elementos necessários à implantação da gestão de processos no setor público são similares ou diferentes de outros setores, pois, em termo de ambiente e de princípios legais, são diferentes de outros contextos organizacionais. Identificou-se que os FCS’s na implantação da gestão de processos em organizações públicas são: apoio da alta administração, burocracia, cultura do setor público, competência de equipes, comunicação interna, conhecimentos acerca de BPM e ferramentas tecnológicas. A teoria sobre FCS’s na implantação da gestão de processos foi expandida e os FCS’s de BPM do teórico não são os mesmos, embora sejam complementares. Os gestores públicos poderão fazer uso dos FCS’s na implantação da gestão de processos, e se espera promover melhores resultados gerenciais com o uso deles.

Biografia do Autor

  • Júlia Kefine Alcântara Pinho da Costa, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2018). Atualmente, é Coordenadora de Planejamento, Orçamento e Projetos (CPOP/SESAU) do Estado de Rondônia. E-mail: juliakefine77@gmail.com.

  • Carlos André Sousa Rodrigues, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Especialista em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2020). Bacharel em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2018). Atualmente é Servidor Efetivo na Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF) no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU/RO). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. E-mail: carlosandrepvh2@gmail.com.

  • Fábio Rogério de Morais, Universidade Federal de Rondônia

    Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Rondônia - Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA), onde desenvolve atividades de docência, pesquisa e extensão no Departamento de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade (stricto sensu). É líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Pública e Direito Público (CEPAD-Públic@S). Doutor (FEI/SP), Mestre (UNIHORIZONTES/MG), Especialista (Gama Filho/RJ) e Bacharel em Administração (FASC/MG). Além disso, é Bacharel em Direito (FCR/RO), Especialista em Direito Público (LEGALE/SP), em Ciências Jurídicas Aplicadas aos Tribunais Estaduais (GRAN Centro Universitário - PR) e em Criminologia (USP/SP). E-mail:fabiomorais@unir.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7348-5203

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Publicado

15/11/2024

Edição

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Artigos