Padronização e Implantação das Normas de Procedimentos Administrativos do Poder Executivo Municipal

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Processos, Implementação, Normatização, Controle Interno

Resumo

Resumo: Este estudo aborda a padronização dos processos e procedimentos na administração direta e indireta do Município de Nova Mamoré/RO. Com uma estrutura organizacional tradicionalmente funcional, cujo modelo divide a empresa em departamentos, onde os profissionais são alocados de acordo com sua área de atuação, sendo que cada departamento tem um líder, a falta de normas de padronização nos processos da organização foi identificada como o fator mais crítico que afetava a gestão de processos, gerando problemas de operacionalização e qualidade, como exemplo o desperdício de tempo e a não conformidade nas normas legais pertinentes e parametrização. Nesse contexto, é importante a análise da padronização dos procedimentos, que é objetivo deste estudo, onde se realizou a revisão da literatura e foram elaboradas análises das instruções normativas com fluxogramas e check lists. Identificou-se que a partir da utilização das ferramentas de gestão de processos, os processos internos foram formalizados e simplificados, o que contribuiu para um controle sistemático e contínuo das operações, reduzindo os problemas de não conformidades e desperdícios ao longo dos processos.

Biografia do Autor

  • FRANCISCO MENDES DA ROCHA, Governo do Distrito Federal

    Pós-Graduado em Gestão Pública Municipal - Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Projetos Curriculares Pedagógicos. Graduado em Medicina, Letras e Pedagogia. E-mail: kikomendes17@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-8042-2955

  • Caroline Lujan de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

    Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Estratégia e Análise Organizacional. Mestre em Administração (PPGA/UNIR), MBA (Master of Business Administration) em Auditoria e Controladoria, Especialista em Planejamento Estratégico na Gestão Pública e em Gestão em Educação a Distância. Graduada em Administração e em Ciências Contábeis. Administradora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), onde atua como Coordenadora de Compras e Licitações (CCL).

Referências

Brogni, A. D. B. (2016). Implantação da padronização nas rotinas de trabalho no setor comercial de uma empresa do ramo de pedras ornamentais localizada no município de Criciúma–SC.

Castro, R. P. D. (2007). Controle Interno da Administração Pública: Uma perspectiva do modelo de gestão administrativa. Curitiba: PUC-Paraná.

Castro, D. P. (2009). Auditoria e controle interno na administração pública. Atlas.

Cavalheiro, F. N. (2011). A importância de padronizar e fortalecer o sistema de controle interno da gestão pública para prevenção e combate à corrupção.

Di Pietro, M. S. Z. (2005). Direito administrativo. 18 ed. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA.

Oliveira, D. de P. R. (2009). Administração de processos: conceitos, metodologia, práticas. 3 ed. São Paulo: Atlas.

Rocha, L. O. L. da. (1995). Organização e métodos: uma abordagem prática. 6 ed. São Paulo: Atlas.

Rondônia. Controladoria Geral do Estado. Missão e Valores. Recuperado de https://rondonia.ro.gov.br/cge/sobre/missao-visao-e-valores/

Rondônia. Prefeitura Municipal de Nova Mamoré. Portal da Transparência. Recuperado de https://legislacao.novamamore.ro.gov.br/consulta/C964091C2E841D8E1906/

Santos, L. A., Perufo, L. D., Marzall, L. F., Garlet, E., & Godoy, L. P. (2015). Mapeamento de processos: um estudo no ramo de serviços. Iberoamerican Jornal of Industrial Engineering, 7(14), 108-128.

Silva, L.M. (2004). Contabilidade governamental, v. 7. São Paulo: Atlas.

Vergara, S. C. (2014). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15 Ed. São Paulo: Atlas.

Vieira, C. (2020). O controle interno nas câmaras municipais, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora.

Arquivos adicionais

Publicado

20/06/2024

Edição

Seção

Artigos