Ética e Moral na sala de aula: estudo sobre uma prática pedagógica transversal.

Autores

  • Samara Helane Lima Neres Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Vanessa Aparecida Alves de Lima Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este trabalho discute a abordagem dos Temas Transversais Ética e Moral nas salas de aula de uma escola pública do município de Porto Velho (RO). A construção teórica está pautada em La Taille (2001; 2006), Perrenoud (1999; 2002), Puig (1988) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa de campo utilizou a abordagem qualitativa contemplando a proposta dos PCN‟s sobre as questões da diversidade e suas relações com a educação escolar na prática da interdisciplinaridade. Foram entrevistados 45 alunos, 01 gestora e 03 professores. Também foram analisados os portfólios da escola contendo toda programação e registro, inclusive de fotos dos projetos realizados. A análise dos dados demonstra que, apesar de ser uma escola premiada em evento nacional por seus trabalhos de Ética e Cidadania e de apresentar diversos projetos em desenvolvimento, a prática da interdisciplinaridade deve ser repensada e os projetos reestruturados para incluir e priorizar valores essenciais à vida e dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads