A Epistemologia Genética: Redescobrindo seu Conceito Evolucionista e Estruturalista através da Educação Especial

Autores

  • Leandro dos Santos Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma experiência no ensino de Biologia para uma aluna portadora de cegueira, no Ensino Médio de uma escola pública, no conteúdo de Genética. A inclusão, em termos gerais, consiste em uma ação ampla que, sobretudo em países onde há diferenças sociais muito grandes, propõe uma educação com qualidade para todos. Na idéia de todos, incluem-se também as pessoas com deficiências físicas e mentais. A teoria de Piaget, bem como de seus seguidores, versa sobre a idéia do desenvolvimento de um sujeito psicológico, individualizado, que constrói conhecimento tendo por base um outro conhecimento que vai sendo, pouco a pouco, sintetizado e integrado, de modo a formar esquemas sucessivos de novos conhecimentos que revelam, através do tempo, sua autonomia intelectual. Esse último dado, o da autonomia intelectual, é o que se torna relevante como conhecimento, principalmente para os professores que ainda crêem que é possível se ter uma classe homogênea, em que todos aprendem as mesmas coisas ao mesmo tempo.É preciso, portanto, em uma perspectiva didática inclusiva, considerar os diferentes modos e tempos de aprendizagem como um processo natural dos indivíduos, sobretudo daqueles que têm evidentes limitações físicas ou mentais. As modernas concepções pedagógicas propõem que pensemos a aprendizagem como um processo interativo no qual as trocas feitas pelos sujeitos são determinantes na construção ou reconstrução do conhecimento. Desse modo, considerando os diversos graus de potencialidade entre os indivíduos, surgem novas perspectivas, como a da inclusão de pessoas com deficiências físicas e mentais no processo educacional regular. Especificamente neste artigo, tratarei de questões práticas e teóricas que dizem respeito à inclusão dos alunos com evidentes limitações físicas e mentais no espaço da escola. O método utilizado foi a observação do processo de ensino-aprendizagem. Tornou-se evidente a possibilidade de aquisição de conhecimento pela aluna, justificado pela evolução de um estado inicial até um determinado estado atual, o que confirma a teoria explícita na Epistemologia Genética de Jean Piaget.

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