Epistemologia Genética, Informação e a Prática Docente: Contribuições dos estudos em informação para a explicação do processo de significação e objetivação do ambiente e sua conseqüente relação com a prática docente.

Autores

  • Gilberto César Lopes Rodrigues Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão do modo pelo qual os estudos contemporâneos sobre informação podem contribuir para fortalecer as hipóteses de Piaget (1983) acerca da construção e ampliação do nosso universo significativo sobre uma realidade objetiva e independente do sujeito que conhece. Em seguida elaboramos uma sugestão de como o processo de significação do universo por parte de um sujeito, concebido enquanto desdobramento de informação, poderia se relacionar com a prática docente. A metodologia que empregamos foi a de apresentar considerações de Piaget (1983) sobre como construímos e ampliamos o conhecimento. Em seguida, apresentamos aspectos dos estudos contemporâneos sobre informação procurando indicar que tais estudos e a Epistemologia Genética podem possuir um núcleo comum que diz respeito ao modo pelo qual os organismos ampliam seu universo epistêmico sobre uma realidade objetiva. Para tanto nos apoiamos nos trabalhos de Piaget (1983) conhecidos por Epistemologia Genética e nos trabalhos de Fred Dretske (1981, 1988, 1995) que sugere, apoiando-se nos estudos em informação, uma explicação do modo pelo qual os organismos aprendem a significar o ambiente. Por fim, apresentamos uma análise de como tal entendimento contribui para o fortalecimento de uma prática docente que construa conhecimento objetivo sobre os fenômenos e eventos da natureza que tenha na elaboração resultante da relação sujeito-objeto (ou aluno-conhecimento) o centro do processo de aprendizagem e não no professor ou mesmo no aluno.

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