A noção de Significação na Epistemologia Genética: possibilidades para o refletir da pratica docente

Autores

  • Vanessa Duron Latansio Fundação Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Apesar da teoria piagetiana ser, em sentido estrito, de cunho epistemológico, aplica-se também, em sentido amplo, como se tem visto, aos âmbitos pedagógicos. Isso se deve a magnitude de seu trabalho que pode ser utilizado em diversos campos do conhecimento, mas que, infelizmente, na academia filosófica brasileira, ainda não foi devidamente levado a sério e prestigiado como um dos grandes teóricos contemporâneos do conhecimento. Considerando a proposta do presente evento (CEGRA- I Congresso de Epistemologia Genética da Região Amazônica), visamos contribuir, por meio da abordagem da noção de Significação na Epistemologia Genética, à reflexão da prática docente. Para isto, procuraremos mostrar a relevância da noção de significação no cerne da Epistemologia Genética e como esta pode auxiliar na compreensão do sujeito que conhece, oferecendo então, condições para a discussão em torno das questões pedagógicas. Salientamos que, não apresentaremos um exemplo pontual da prática docente, entretanto, esperamos oferecer uma contribuição para os especialistas na área, poderem considerar, à luz da noção de significação na teoria piagetiana, uma reflexão. Entendemos que, por definição, na concepção de Piaget, dar significação a um quadro sensorial ou a um objeto é inseri-lo num sistema de esquemas ou, por outras palavras, assimilá-lo a um sistema de esquemas, e que, em especial, o conhecimento é o resultado do processo de ação do sujeito sobre o objeto, que leva o sujeito a inserí-lo em um sistema de esquema de ação e de operações sobre representação, por meio da assimilação, bem como a modificar, por meio da acomodação, esse sistema de esquemas, especificando, então, o processo de conhecimento como prolongamento do processo de adaptação. Entendemos também que, o pano de fundo da Epistemologia Genética é ver no conhecimento uma elaboração contínua, buscando entender como o conhecimento passa do mais elementar ao mais complexo, até chegar ao conhecimento científico, então pensamos que, por meio da noção de significação, podemos contribuir para a observação desse desenvolvimento e então, levantar questões que se direcionam para a prática docente.

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