Revista Gaia https://periodicos.unir.br/index.php/revistagaia <p><span style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px;"><strong>ISSN &nbsp;2237- 4035</strong></span></p><p>&nbsp;</p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%; background: #FBFBF3;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman', serif; background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;">Revista Cient&iacute;fica Gaia do Plano Nacional de Forma&ccedil;&atilde;o de Professores (PARFOR)</span>.</p><p>&nbsp;</p> pt-BR bernardesesilva@gmail.com (Maria da Graça Bernardes e Silva) flormiria78@yahoo.com.br (Miriã Santana Veiga) Sun, 11 Sep 2011 00:00:00 -0400 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A educação como mediação: espaço social e política pública https://periodicos.unir.br/index.php/revistagaia/article/view/215 <p class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><strong><span style="font-family: &quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; font-size: 12pt;">A educa&ccedil;&atilde;o como media&ccedil;&atilde;o: espa&ccedil;o social e pol&iacute;tica p&uacute;blica.</span></strong></p> APARECIDA LUZIA A. ZUIN Copyright (c) https://periodicos.unir.br/index.php/revistagaia/article/view/215 Sun, 11 Sep 2011 00:00:00 -0400 Relações raciais na escola: a convivência, a discriminação e as estratégias de enfrentamento / Racial relations in school: living together, discrimination and the strategies of standing up to https://periodicos.unir.br/index.php/revistagaia/article/view/360 <div>Do ponto de vista da sua natureza, esta pesquisa &eacute; aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para a</div><div>aplica&ccedil;&atilde;o pr&aacute;tica, dirigida &agrave; solu&ccedil;&atilde;o de um problema espec&iacute;fico: inclus&atilde;o da tem&aacute;tica Afro-brasileira e Africana</div><div>nos curr&iacute;culos escolares. Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; forma de abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa.</div><div>Partimos do princ&iacute;pio de que h&aacute; uma rela&ccedil;&atilde;o din&acirc;mica entre l&iacute;ngua(gem), educa&ccedil;&atilde;o e Cultura Afro-brasileira,</div><div>onde o mundo objetivo e a subjetividade dos sujeitos n&atilde;o podem ser traduzidos somente em n&uacute;meros. Al&eacute;m</div><div>disso, n&atilde;o criamos situa&ccedil;&otilde;es para experimentos, mas tivemos o ambiente natural das escolas como fonte direta</div><div>para coleta de dados. Essa perspectiva, portanto, pressup&ocirc;s a heterogeneidade de a&ccedil;&otilde;es e de recursos utilizados</div><div>para a realiza&ccedil;&atilde;o da coleta de dados, exigindo a aplica&ccedil;&atilde;o conjunta de instrumentos socioling&uuml;&iacute;sticos: observa&ccedil;&atilde;o</div><div>participante, entrevista semi-estruturada oral e/ou video-gravadas, depoimentos gravados, conversas informais e</div><div>question&aacute;rios com perguntas abertas e de m&uacute;ltipla escolha, aplicados em cinco etapas distintas e</div><div>complementares. Os sujeitos da pesquisa s&atilde;o alunos, professores e gestores de escolas da rede p&uacute;blica do</div><div>munic&iacute;pio de Vilhena. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2008.</div><div>Palavras-Chave. Educa&ccedil;&atilde;o. Discrimina&ccedil;&atilde;o. Rela&ccedil;&otilde;es-Raciais.</div><div>ABSTRACT: From the point of view of its nature, this research is applied and aims to generate knowledge for</div><div>practical application towards a solution for a specific problem: inclusion of the Afro-Brazilian and Afro-</div><div>American themes in curricula. In respect to the approach it is a qualitative research. To start, we assume that</div><div>there is a dynamic relationship between language, education and Afro-Brazilian culture, in wich the objective</div><div>world and the subjectivities can&rsquo;t be translated only in numbers. Also, we didn&rsquo;t create situations for</div><div>experiments, but adopted the natural conditions of the schools as a direct source to data collection. This</div><div>perspective, therefore, assumed the heterogeneity of actions and resources used to collect data, requiring the</div><div>application of complementary instruments of the Sociolinguistics: participant observation, semi-structured faceto-face interviews or taped ones, recorded statements, informal discussions and questionnaires with open and</div><div>multiple choice questions, applied in five distinct and complementary steps. The subjects are students, teachers</div><div>and administrators of public schools of the city of Vilhena. The field research was conducted in 2008.</div><div><br /></div><div>Keywords. Education. Discrimination. Racial Relations.</div> Claudemir da Silva Paula Copyright (c) https://periodicos.unir.br/index.php/revistagaia/article/view/360