AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA CULTURA DA PAZ
Autores
Elza Araujo
Fundação Universidade Federal de Rondônia
Claudelice Alves Pereira Varella
Carmen Tereza Velanga
Resumo
Afetividade na formação do professor, campo teórico e prática necessária para a valorização econstrução de uma cultura pela paz. Entendemos cultura pela paz estabelecer a ética interplanetáriao convívio conviver com a diferença não simplesmente respeitar, mas estabelecer uma relação decompreensão alicerçada na simpatia e na generosidade. No entanto a “compreensão do outro requera consciência da complexidade humana” (MORIN, 2000), entendimento necessário que deveexercitado no período de formação, mas para conquistar esse grau de entendimento se faznecessário o autoconhecimento, pois o desconhecimento de si é um dos fatores que interferem naaceitação e a compreensão do outro necessário a construção da cultura da paz. .A construção deuma Cultura da Paz inclui o atendimento das necessidades humanas através da justiça social. A Pazé fundamental, indispensável, mas obtê-la significa reconhecer quanto à sua importância,conscientizar a si e ao outro, implica lutar por ela.