EXTRATIVISMO E AGRICULTURA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DA BORRACHA E DO CAFÉ ENTRE OS ANOS DE 1850 E 1930

Autores

  • Débora Évelin Monteiro Universidade Federal de Rondônia
  • Dante Ribeiro da Fonseca Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Economia Cafeeira, Economia Gumífera, Políticas econômicas de proteção do café.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo critico realizado em torno da economia amazônica em paralelo com a economia cafeeira nos anos de 1850 a 1930. De tal modo, o objetivo de nossa artigo é realizar um estudo comparativo em torno das políticas econômicas de proteção do café e os seus reflexos na economia dos seringais amazônicos. Para alcançarmos tais objetivos, buscaremos realizar uma revisão bibliográfica as comparando quando possível com os dados tabulados e estatísticos.

Biografia do Autor

  • Débora Évelin Monteiro, Universidade Federal de Rondônia
    Graduada em História e graduanda em Economia pela Universidade Federal de Rondônia, já desenvolveu pesquisas nas areas de História, Cultura e Imaginário nas populaçãoes Afro-descedentes na Amazônia com enfase em especial nas populações localizadas em Rondônia e atualmente desenvolve pesquisas na área de História Econômica da Amazônia com enfase nas politicas fiscais para região no período gomífero.
  • Dante Ribeiro da Fonseca, Universidade Federal de Rondônia
    Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004); Professor Associado I/DE do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e pesquisador de História da Amazônia. Coordenador do Mestrado em Ciências da Linguagem (2011 a 2013); Presidente da Academia de Letras de Rondônia (2012/13); Coordenador em Rondônia da Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia (IPPA/RO); Vice-Coordenador do Núcleo de Ciências Humanas da Fundação Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

07/12/2012

Edição

Seção

Artigos