Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O material submetido é original e inédito e não está sendo avaliado para publicação em outro periódico.
  • Os originais para submissão estão de acordo com as normas textuais e outras apresentadas em "Diretrizes para Autores".
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Aceito(amos) as normas de publicação, bem como concordo(amos) com os termos da Declaração de Direito Autoral.

Diretrizes para Autores

1) A Aluá tem como objetivo tornar público reflexões e resultados de ações de extensão e cultura desenvolvidas no âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e instituições sociais.

2) A periodicidade da Revista é semestral e, em cada número, serão publicados no mínimo 8 trabalhos, que poderão ser apresentados nos idiomas português, espanhol e inglês. A seleção será realizada por meio de avaliação por profissionais com experiência em Extensão e Cultura Universitária.

3) Os trabalhos encaminhados serão avaliados pelo Conselho Editorial e pelos consultores ad hoc e, no processo de seleção, serão observados os seguintes critérios: prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade da informação e atendimento às normas éticas e técnicas.

4) O conteúdo dos trabalhos e sua revisão são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

5) A Revista Aluá está organizada nas seguintes partes:

  •  Artigos: textos analíticos resultantes de estudos e revisões sobre temas relacionados à extensão e cultura universitária ou de experiências desenvolvidas nas áreas temáticas estabelecidas para a extensão e cultura universitária, podendo ser: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Geração de Trabalho e Renda, Gênero e Economia Solidária, Igualdade Racial, Diversidade Étnica, Juventude, Terceira Idade, acesso e permanência indígena, entre outros. Os artigos deverão ter entre quinze até vinte páginas, incluindo figuras, gráficos, tabelas, anexos e referências bibliográficas. Nesta sessão incluem-se ainda relatos de experiência.
  •  Galeria de Arte: esta sessão é pensada para a publicação de contos, crônicas, poesias, peças e análises na área da dramaturgia e ensaios virtuais, contemplando a vertente cultural de que se reveste a Revista Aluá, cujos textos não obedecem, necessariamente, aos aspectos científicos e normalizadores de artigos e entrevistas.
  • Entrevista: visa ao compartilhamento de trajetórias de vida, ideias, sugestões, análises críticas e esclarecimentos sobre o tema específico da Revista, em caso de Dossiê, os sobre tema em destaque, condizente ao escopo do periódico.

6) Os originais deverão ser enviados apenas em versão eletrônica, em formato Microsoft Word (doc, docx), não ultrapassando 10MB, por meio do sistema de submissão online, no Portal de Periódicos da UNIR (https://periodicos.unir.br/index.php/Alua), seguindo os parâmetros a seguir.

a) Fonte: Times New Roman, espaçamento 1,5, tamanho 12.

b) Configurações das margens em 2,5 cm para direita, esquerda, inferior e superior, em formato de papel A4.

c) Caixa alta apenas para siglas (os títulos deverão ser sempre compostos de caixa alta e baixa).

d) Os recuos de parágrafos deverão ser de 1,25 cm.

7 Quanto à estrutura geral do trabalho, deverá ter o seguinte formato:

a) Título do trabalho em português e em inglês ou espanhol. Quando da apresentação do texto em inglês ou espanhol, o título deverá vir também em português, em caixa alta e centralizado.

b) Nomes completos dos autores deslocados à direita.

c) Nome da instituição e setor a que os autores estão vinculados.

d) Endereço completo dos autores e e-mails para correspondência.

e) Inscrição ORCID e link para o Lattes.

f) Indicação do autor responsável pela troca de correspondência (destacar o nome em negrito).

f) Resumo do trabalho em português e em inglês ou espanhol com até 250 palavras. Quando da apresentação de texto em inglês ou espanhol, o resumo deverá vir também em português. Evitar apresentar somente uma versão produzida através de tradução eletrônica automática. Auxílio com um nativo da língua é recomendado; toda deficiência de qualidade produzirá demora no trâmite para publicação, se for aprovado. A Editoria se reserva ao direito de devolver aos autores o manuscrito em caso de qualidade de texto muito baixa.

g) Palavras-chave (até cinco) em português, inglês ou espanhol, separadas por vírgula, na língua original do trabalho. Não repetir palavras contidas no título.

h) Títulos como Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências devem estar em caixa alta, numerados e deslocados à esquerda no manuscrito.

i) O texto deverá ser justificado.

j) As notas devem ser marcadas com números no alto, à direita da palavra, e colocadas ao final de cada página, com fonte tamanho 10.

k) As referências bibliográficas devem ser colocadas no final do texto.

l) Mapas e fotografias: devem ser escaneados com a extensão bmp ou jpg e resolução de 300dpi, inseridas próximas ao texto a que fizer referência, e não como anexos. É obrigatório o envio do Termo de Cessão Gratuita de Direitos Autorais como documento suplementar - acesse aqui o modelo do Termo de Cessão.

m) Tabelas e gráficos: devem vir com a indicação quanto ao programa e a versão utilizada (somente formatos compatíveis com Windows), inseridos no texto, e não como anexos.

8) Forma de citação das referências no texto e na lista de referências:

a. nas citações textuais:

... (SOUZA et al., 2003; ROCHA, 2003).

...Souza et al. (2003), Rocha (2003) e Rocha e Falcão (2006).

b. Na lista de referências, citar teses, dissertações e trabalhos em eventos apenas em caso de extrema relevância.

c. A lista referências ao fim do artigo devem seguir os modelos a seguir.

- Livros:

SIMÕES, C. Curso de direito do serviço social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

- Capítulos ou parte de uma obra:

ROCHA, R.M.G. Extensão universitária: momento de aplicação do conhecimento e de intercâmbio de saberes na relação universidade sociedade? In: THIOLLENT, M. et al. (Orgs.). Extensão universitária: conceitos, métodos e práticas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão, 2003.

THIOLLENT M.A. Metodologia participativa e sua aplicação em projetos de extensão universitária. In: THIOLLENT, M.A.; ARAUJO FILHO, T.; SOARES, R.L.S. (Eds.). Metodologia e experiências em projetos de extensão. Niterói, RJ: Eduff, 2000, p. 19-28.

- Artigos em revistas:

CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R. A concretização de políticas públicas em direção à prevenção da violência estrutural. Ciência e Saúde Coletiva, v. 4, n. 1, p. 53-69, 1999.

ROCHA, V.X.M; FALCÃO, E.F. Instrumento metodológico para articulações iniciais do estágio nacional de extensão em comunidades (ENEC)/ vivências e estágios em educação popular em saúde da UFPB (VEPOP) e início de abordagem de trabalho junto com as comunidades. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 4, n. 2, p. 19-25, 2006.

- Evento como um todo:

ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 18, 2002, Florianópolis. Anais...Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina/Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, 2002.

- Trabalho apresentado em evento:

JÁCOME, M.I. Práticas Alfabetizadoras para a EJA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1, 2002, João Pessoa. Resumos...João Pessoa: UDUFPB, 2002.

- Dissertação/Tese:

CUNHA, L.S. O mal-estar da Universidade: a tensão dos anos 90. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2001.

- Documento em formato eletrônico: os endereços eletrônicos fornecidos não devem ser genéricos, e sim remeter diretamente ao documento.

IBGE. Cidades. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 05 abr. 2003.

- Leis ou normas

BRASIL. Resolução No 466 de 12 de dezembro 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Diário Oficial da União, n. 12, s. 1, p. 59, 2013. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/resolucoes/resolucoes.htm >. Acesso em: 13 fev. 2013.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Subitem 3.3. alterada(o) por: Resolução RDC nº 123, de 13 de maio de 2004. Diário Oficial da União, n. 92, s. 1., p. 41-42, 2003a. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/393963/RDC_123.pdf/01b5df4e-0308-44fd-ad3c-76382398b8fd > Acesso em: 13 jul. 2016.

 
Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Todo material submetido à Aluá deverá ser uma contribuição original e inédita, não podendo estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Aceito (amos) as normas de publicação, bem como concordo (amos) com os termos da Declaração de Direito Autoral.

 

Declaração de Direitos Autorais

Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como concordam com os seguintes termos:

(a)    O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

(b)   Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo: compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). 

(c)   Autores têm permissão e são estimulados a publicarem e distribuírem seu trabalho online, em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.

 

Artigos

O texto deve conter título em português e inglês;

O texto não deve apresentar nomes de autores e coautores em nenhuma parte, garantindo, assim, o anonimato no processo de avaliação;

O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição pela qual se titulou, vinculação a movimentos sociais ou grupos, instituição em que desenvolve sua atividade principal, endereço, telefones, e-mail e outros dados devem constar em arquivo suplementar;

As imagens apresentam identificação na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto;

As imagens indicam, na parte inferior, a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão;

Para os trabalhos ou pesquisas que envolvam seres humanos deverá ser mencionada autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado;

Formatação: Tamanho de letra: Times New Roman, 12; Espaço simples, justificado em ambas as margens não inferiores a 3 cm. As citações a partir de 4 linhas devem conter espaço simples, recuo à esquerda e à direitas de 4 centímetros e fonte 11. As notas devem estar no final do texto (Times New Roman, 10; espaço simples). Os artigos devem ter um mínimo de 30 000 e o máximo de 40 000 caracteres (com espaços) incluindo gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas.

Resumo e abstract (100 a 200 palavras), palavras-chave e keywords (até cinco);

A ordem de apresentação dos nomes dos autores, limitados a quatro pessoas, obedece ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual;

O texto submetido deve estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com o Novo Acordo Ortográfico.


Galeria de Arte

PROSA Contos e Crônicas Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm. Os arquivos deverão ser submetidos em documento Word, sem identificação do autor. Os Contos ou Crônicas não poderão ultrapassar o limite de 7000 (sete mil) caracteres. POESIA Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm, salvo os casos em que a proposta poética exija uma outra formatação e/ou apresentação. Os arquivos deverão ser submetidos em documento Word, sem identificação do autor. As poesias não poderão exceder 3 (três) páginas. Nos casos em que a proposta poética exija outra formatação e/ou apresentação, o autor poderá enviar a proposta em arquivo no formato PDF, tamanho folha A4 (retrato), de até 3 (três) páginas. ENSAIO LITERÁRIO Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm. Os arquivos deverão ser submetidos em documento Word, sem identificação do autor. Os ensaios não poderão ultrapassar o limite de 7000 (sete mil) caracteres. DRAMATURGIA Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm. Os arquivos deverão ser submetidos em documento Word, sem identificação do autor. Os textos dramatúrgicos não poderão ultrapassar o limite de 30000 (trinta mil) caracteres. ENSAIOS VISUAIS Serão recebidos trabalhos na modalidade de Ensaio Visual, podendo ser ensaios fotográficos, ilustrações, pintura, gravura, desenho ou colagens. O Ensaio Visual deverá ser enviado em arquivo no formato PDF, tamanho folha A4 (retrato ou paisagem), de até 10 páginas, com sinopse de até 10 linhas, tamanho até 2MB, sem a identificação do autor. Será solicitado aos autores dos ensaios visuais aprovados, o posterior envio das páginas em formato JPEG, no tamanho 210 x 300 mm, com resolução de 300 dpi. Ao enviar seu trabalho, o autor se responsabiliza pela autoria do mesmo e permite o compartilhamento do seu trabalho para fins artísticos, educacionais e não comerciais, com os devidos créditos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Aluá serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Além disso, no momento de avaliação, a identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo, dessa forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em “Assegurando a avaliação cega por pares”.