OFICINA DE TEATRO NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL 4 DE JANEIRO

Autores

  • Jonathan Luiz Ignácio
  • Luciano Flavio de Oliveira

Resumo

Este é um relato de experiência de um trabalho que está sendo realizado, por meio do Serviço Social do Comércio do Estado de Rondônia (SESC-RO), com adolescentes do 1° ao 3° ano do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (EEEMTI) 4 de Janeiro. Trata-se de uma oficina de teatro, com sete encontros semanais. Até o presente momento da escrita deste resumo foram realizados quatro encontros. Nestes, os jovens são convidados a participar das atividades propostas, como os jogos teatrais e as leituras dramatizadas. A partir da aplicação da metodologia do sistema de jogos teatrais, desenvolvida pela estadunidense Viola Spolin (*1906 - +1994), pode-se perceber o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudarão os educandos a lidar com novas situações, tornando-os mais seguros em relação ao jogo, aceitando e sugerindo novas regras e trabalhando em grupo. Em relação àpartilha da leitura pública em aula, de textos dramáticos, os alunos exercitam sua oralidade explorando, sobretudo, os inúmeros recursos da voz.

 

Palavras-chave: Teatro Educação. Ensino de teatro. Improvisação teatral. PIBEC. Pesquisa e Extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

12/09/2023