EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Sirlene Cristina Corrêa
  • Marcia Cristina da Silva Ortega
  • Naiara dos Santos Nienow

Resumo

O tema do presente estudo é resultado de um projeto de intervenção do curso de Pedagogia da UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná/RO, cujo objetivo foi auxiliar com atividades de reforço o processo de alfabetização de três crianças com idade entre 6 e 9 anos. O desenvolvimento das atividades foi realizado no período de 19 de fevereiro a 12 de março de 2022, em uma Instituição pública que está sob o poder do estado e vinculado à secretaria municipal de Assistência Social, situada em área urbana no município de Ji-Paraná/RO. A ação de extensão foi realizada por meio da articulação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica no curso de Pedagogia e a realização de atividades que auxiliaram no processo de alfabetização de três crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem.  Apesar do curto tempo para o desenvolvimento das atividades, observa-se que o resultado da ação de extensão foi positivo, visto que as crianças conseguiram interagir com o objeto de estudo que foi proposto e identificamos a necessidade de continuidade de ações de extensão junto a casa de acolhimento.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Crianças. Instituição de acolhimento. Extensão universitária.

 

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Publicado

12/09/2023