EXPERIMENTAÇÃO NO ESTUDO DE QUÍMICA
desenvolvimento de aulas práticas para escolas públicas do município de Cacoal
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo desenvolver roteiros de aulas práticas experimentais para aulas de Química do Ensino Médio de acordo com a realidade das escolas públicas, a partir de materiais bibliográficos de química, despertando no aluno o interesse em aprimorar seus conhecimentos por meio de aulas experimentais, aproximando a teoria à prática cotidiana. Este, tem o intuito de guiar os estudantes por meio de criação de ebooks de experimentos, sendo uma excelente alternativa para os estudantes que buscam um material de qualidade e prático, o que possibilita uma maior flexibilidade no planejamento das aulas e ligações dos conceitos, visando alcançar o entendimento do conteúdo e posteriormente sua fixação. O levantamento de informações baseia-se na pesquisa de caráter exploratório. A pesquisa exploratória busca a análise de uma situação de uma forma geral, identificando os problemas e as possíveis soluções. Tendo como resultados, as explicações das definições vistas no decorrer dos capítulos estudados pelos alunos de química do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, por meio de experimentos químicos e a sua comparação com situações do cotidiano. O uso de ebooks criados por meio da plataforma Canva e as publicações nas redes sociais, podem ser utilizados como recurso didático, técnica de aprendizagem e ferramenta de avaliação. Quanto a sua criação, nota-se que é de suma importância para o direcionamento, construção e interpretação do pensamento científico, visto que, interliga os diferentes conceitos estudados. Guiando o processo de aprendizagem, apresentando como um dado importante, o entendimento e fixação do conteúdo pelos alunos.
Palavras-chave: Experimentos Científicos. Ebooks de Química. Canva. Pesquisa Exploratória. Ensino Médio.