O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA COLEÇÕES BIOLÓGICAS

Autores

  • Lucas Pereira Camargo
  • Tiffany Vilca Wanderley
  • Jairo Ildefonso Guimarães Pineyro
  • Carolina Rodrigues da costa Doria
  • Maria Aurea Pinheiro de Almeida Silveira

Resumo

Com a pandemia do coronavírus, a Universidade Federal de Rondônia desenvolveu suas ações através do Ensino Remoto Emergencial durante período que perdurou até o fim de abril de 2022. Com a suspensão das visitas às Coleções Biológicas, este trabalho teve como objetivo fortalecer o vínculo à distância entre a população e a universidade por meio da divulgação científica através do perfil @colecoesbiologicas na rede social Instagram. Foi realizada a capacitação da equipe no âmbito da educação ambiental, o levantamento sobre a popularidade das publicações anteriores e a produção de fotos e vídeos educativos com desenhos e áudios originais. Os resultados apontam que registro de visitas e outras atividades possuíam maior interesse do público. Assim como as imagens contendo desenhos carismáticos e vídeos do tipo reels promoveram maior alcance de público e atraíram mais de cem novos seguidores para o perfil. As publicações alcançaram 7.797 contas que conheceram as ações do projeto, ampliando a visibilidade das coleções biológicas.

 

Palavras-chave: Socialização do conhecimento. Redes sociais. Biodiversidade amazônica. Extensão universitária.

 

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Publicado

12/09/2023