O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA IMIGRANTES EM PERÍODO REMOTO E PRESENCIAL

METODOLOGIAS, PERFIS E EVASÃO

Autores

  • Henrique Sales das Neves
  • Elany Lisboa Sena
  • Marilia Lima Pimentel Cotiguiba

Resumo

No início de 2020 houve o início da crise sanitária causada pela COVID-19, que acarretou na paralisação das atividades comuns e gerais no Brasil e no mundo. Com isto, a educação sofreu interferências que influenciaram direta e indiretamente na aprendizagem dos alunos da rede pública e, especialmente, dos alunos de projetos de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), sendo esses imigrantes de crise. Em Rondônia, há o Projeto de Extensão: Migração Internacional na Amazônia Brasileira Linguagem e Inserção Social de Imigrantes em Porto Velho, ofertado pela Universidade Federal de Rondônia, o qual tem como um dos objetivos ofertar o ensino de português como língua de acolhimento. O período discriminado desse projeto foi de julho de 2021 e julho de 2022; nesse período, houve trabalhos de readaptação da equipe em relação à metodologia aplicada referente ao ensino e aprendizagem de formas distintas. Durante o segundo semestre de 2021, havia estratégias de ensino e aprendizagem voltadas para o ensino remoto, no ano de 2022 com o retorno gradativo das atividades presenciais ocorreram readaptações metodológicas de ensino. Esse texto, por sua vez, trará a apresentação das metodologias aplicadas no ensino remoto e presencial pelos bolsistas que atuaram em turmas de imigrantes com o nível básico de entendimento e fala do Português; além do perfil dos alunos, e observação do porquê da evasão deles durante os cursos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua de Acolhimento. Metodologia. Ensino Remoto. Ensino Presencial.

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Publicado

12/09/2023