EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

relato de experiência

Autores

  • Vagner Magalhães dos Santos
  • Naiara dos Santos Nienow

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um dos resultados alcançados pelo projeto de extensão Crianças naUniversidade: construindo espaços para o brincar, cuidar e educar que, durante o período de ensino remoto, readequouas suas ações para ocorrerem numa instituição de acolhimento de crianças e adolescentes mantida pela prefeitura de Ji-Paraná- RO. A ação de intervenção realizada teve como objetivo desenvolver atividades de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para um adolescente de 15 anos. Para a realização das atividades foi utilizada umaabordagem participativa, apoiada na teoria histórico cultural de Vigotski (1991) e na abordagem pedagógica de Freire (1996; 2011). Portanto, o planejamento das ações considerava o que o adolescente já sabia, com a intenção de valorizaros conhecimentos prévios para posteriormente apresentar novos conteúdos, buscando, dessa forma, manter sempre uma intervenção dialógica. Ao findar dessa ação, foi perceptível o avanço nas disciplinas trabalhadas, sendo que emmatemática foi visível a cada encontro, e em português foi mais evidente o avanço nos últimos dois encontros referente à escrita e leitura.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Espaços não escolares. Extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

12/09/2023