CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE

Autores

  • Wilian Junior Bonete Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Rafael Reinaldo Freitas Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de Histór

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Junior Bonete, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa "Ensino de História, Memória e Patrimônio" sob orientação da Prof. Drª. Kátia Abud. Bolsista CAPES. 

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEl), na linha de pesquisa História e Ensino.

Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) com trabalho de conclusão de curso na área de Ensino de História.

Atua como docente no Ensino Superior e Educação Básica na cidade de Guarapuava, PR.

Rafael Reinaldo Freitas, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (2013), desenvolve atividades de pesquisa em nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Fronza.  Bolsista CAPES.

Possui experiência em Gestão Escolar, no ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental. Tem interesse nas áreas de História e Educação, com ênfase em ensino de Historia, Educação Histórica e Jogos Eletrônicos, e Teoria da História.

Downloads

Publicado

01/09/2015

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ