CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
Palavras-chave:
O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de HistórResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada.
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