AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO
Palavras-chave:
livro didático, autor, currículo, conhecimento histórico escolar, sujeitoResumo
Os livros didáticos têm se destacado nas pesquisas acadêmicas devido ao seu papel de grande importância e complexidade na produção do conhecimento histórico escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Em meio a esses estudos, destaca-se a investigação sobre a produção deste. Este artigo tem como objetivo discutir as concepções de autoria de livros didáticos entendendo a complexidade do processo de produção de uma obra e os sujeitos que estão nele envolvidos. Para isso, o conceito de “autor” passa a ser problematizado, entendendo que diversos sentidos lhe podem ser atribuído de acordo com o contexto sócio histórico ao qual está submetido. Além do sentido do que é o autor propriamente dito, foi realizado um esforço teórico de compreender como se constitui a especificidade de autoria de livros didáticos, considerando que existem semelhanças e diferenças da produção de obras científicas e literárias. Essa discussão foi estabelecida através de um diálogo teórico com pesquisadores do campo da filosofia, linguagem, história cultural e das representações, currículo e didática. Defendendo a valorização dos sujeitos como produtores de conhecimento, busca-se compreender a atuação do autor do livro didático em um lugar de trocas e negociações que envolvem demandas externas e internas e relações de poder que participam da produção do conhecimento histórico escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).