AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Adriana Soares Ralejo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

livro didático, autor, currículo, conhecimento histórico escolar, sujeito

Resumo

Os livros didáticos têm se destacado nas pesquisas acadêmicas devido ao seu papel de grande importância e complexidade na produção do conhecimento histórico escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Em meio a esses estudos, destaca-se a investigação sobre a produção deste. Este artigo tem como objetivo discutir as concepções de autoria de livros didáticos entendendo a complexidade do processo de produção de uma obra e os sujeitos que estão nele envolvidos. Para isso, o conceito de “autor” passa a ser problematizado, entendendo que diversos sentidos lhe podem ser atribuído de acordo com o contexto sócio histórico ao qual está submetido. Além do sentido do que é o autor propriamente dito, foi realizado um esforço teórico de compreender como se constitui a especificidade de autoria de livros didáticos, considerando que existem semelhanças e diferenças da produção de obras científicas e literárias. Essa discussão foi estabelecida através de um diálogo teórico com pesquisadores do campo da filosofia, linguagem, história cultural e das representações, currículo e didática. Defendendo a valorização dos sujeitos como produtores de conhecimento, busca-se compreender a atuação do autor do livro didático em um lugar de trocas e negociações que envolvem demandas externas e internas e relações de poder que participam da produção do conhecimento histórico escolar.

Biografia do Autor

  • Adriana Soares Ralejo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Educação. Professora de História da Educação Básica. Pesquisadora na área de ensino de História.

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Publicado

30/07/2016

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ