DIÁLOGO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES, CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO NA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Currículo. Ética. Multiculturalismo. AmazôniaResumo
O referido trabalho objetiva analisar o texto: Formação de Educadores, Currículo e Educação Multicultural: um diálogo Freireano na Amazônia, tendo sido construído pelas educadoras: Carmem Tereza Velenga, Elza Araújo dos Santos e Tânia Suely Azevedo Brasileiro. A escolha do texto ocorreu pelo fato do tema abordado está relacionado com a complexidade que permeia a temática: Humanidade a Construção do Sujeito Contemporâneo: uma perspectiva para a Amazônia. As reflexões a serem elaboradas estarão basiladas no enfoque da teoria Freireana que preconiza uma educação humanizadora e dialógica; e também consolidar uma sincronia discursiva com as idéias de Sarah LaBreac Wyman, que fortalece a necessidade de se considerar a diversidade cultural dos alunos nos espaços educativos. Tais análises reflexivas apresentam três eixos problematizadores fundamentais: como o currículo pode atender à diversidade e as peculiaridades regionais da Amazônia; quais os desafios atuais enfrentados na formação de educadores, no aspecto político e mais humano; e qual o destaque do papel da escola nas sociedades marginalizadas, onde a inclusão digital e a tecnologização podem gerar benefício para a inclusão social.
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