DIÁLOGO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES, CURRÍCULO E MULTICULTURALISMO NA AMAZÔNIA

Autores/as

  • Claudia Justus Torres Pereira
  • Inácia Damasceno Lima
  • Paula Fernanda Pio Macedo Benarrosh

Palabras clave:

Currículo. Ética. Multiculturalismo. Amazônia

Resumen

O referido trabalho objetiva analisar o texto: Formação de Educadores, Currículo e Educação Multicultural: um diálogo Freireano na Amazônia, tendo sido construído pelas educadoras: Carmem Tereza Velenga, Elza Araújo dos Santos e Tânia Suely Azevedo Brasileiro. A escolha do texto ocorreu pelo fato do tema abordado está relacionado com a complexidade que permeia a temática: Humanidade a Construção do Sujeito Contemporâneo: uma perspectiva para a Amazônia. As reflexões a serem elaboradas estarão basiladas no enfoque da teoria Freireana que preconiza uma educação humanizadora e dialógica; e também consolidar uma sincronia discursiva com as idéias de Sarah LaBreac Wyman, que fortalece a necessidade de se considerar a diversidade  cultural dos alunos nos espaços educativos. Tais análises reflexivas apresentam três eixos problematizadores fundamentais: como o currículo pode atender à diversidade e as peculiaridades regionais da Amazônia; quais os desafios atuais enfrentados na formação de educadores, no aspecto político e mais humano; e qual o destaque do papel da escola nas sociedades marginalizadas, onde a inclusão digital e a tecnologização podem gerar benefício para a inclusão social.

Biografía del autor/a

  • Claudia Justus Torres Pereira
  • Inácia Damasceno Lima
  • Paula Fernanda Pio Macedo Benarrosh

Número

Sección

RESENHAS