CURRÍCULO E FORMAÇÃO DA CIDADANIA: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA EM FAVOR DA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA DE RONDÔNIA PELOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA
Palavras-chave:
Currículo. Ensino fundamental. História de Rondônia.Resumo
O presente trabalho idealiza uma nova configuração do currículo escolar do ensino fundamental, objetivando a discussão sobre a introdução da disciplina História de Rondônia na grade curricular das séries finais. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é do tipo bibliográfico, com procedimentos metodológicos de leitura analítica dos textos sobre o tema. Nessa investigação, constatamos que há uma defasagem de conhecimento por parte dos discentes sobre o passado memorial do Estado. A seleção dos concursos públicos de vagas no serviço estatal inclui nos conteúdos programáticos, questões de história de Rondônia. Observa-se, no entanto, que o rendimento dos alunos no ensino médio tem proporcionado um baixo índice de aprovação. É nítida a deficiência no ensino da disciplina nas escolas públicas, relegando a importância da nossa historiografia ao ostracismo acadêmico, além de sua descontextualização sócio-histórica em função da desestrutura da disciplina no currículo escolar. Os resultados preliminares apontam para a reflexão diante do currículo, que deve ser revisto com o aporte da cultura regional, baseado nas relações diversidade/diferença entre o possível e o desejável em uma comunidade escolar heterogênea.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).