A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORES NEGROS DO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Palavras-chave:
História da Educação, Educação, Professores Negros.Resumo
O presente artigo é resultado do projeto de pesquisa apresentado à disciplina História da Educação, onde o objetivo principal do estudo foi analisar e conhecer a trajetória de três professores negros do município de Alto Alegre dos Parecis e, se durante a vida escolar, os mesmos sofreram algum tipo de discriminação ou preconceito pelo fato de serem pessoas da cor negra. Sabe-se que durante os séculos da escravidão, ao negro eram destinadas atividades apenas voltadas ao trabalho e dessa forma a única educação que recebiam era a de ensinamentos práticos passados do mais velho para o mais novo. Dessa forma, foram privados de aprender a ler e a escrever, e para que conseguissem ter direito à educação formal, muitos obstáculos foram superados. Durante o período colonial no Brasil, viveu-se sob a idéia de que existiam “raças superiores” às outras, sendo destinado ao negro o estereótipo de “ser inferior”. Por causa desses fatores, muitos negros sofreram e, ainda sofrem com o racismo, com as desigualdades sociais em relação às oportunidades de trabalho. Portanto, buscamos compreender com esse estudo como foram essas manifestações de racismo, quais foram os principais desafios encontrados e como esses professores conseguiram vencer os obstáculos e chegar à carreira docente.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).