A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORES NEGROS DO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Authors

  • Danúbia Fernanda da Rocha de Souza Moreira Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • Eliane de Jesus Paula
  • Jesilene Brandão Gomes
  • Renata Honório Barbosa Lima

Keywords:

História da Educação, Educação, Professores Negros.

Abstract

O presente artigo é resultado do projeto de pesquisa apresentado à disciplina História da Educação, onde o objetivo principal do estudo foi analisar e conhecer a trajetória de três professores negros do município de Alto Alegre dos Parecis e, se durante a vida escolar, os mesmos sofreram algum tipo de discriminação ou preconceito pelo fato de serem pessoas da cor negra. Sabe-se que durante os séculos da escravidão, ao negro eram destinadas atividades apenas voltadas ao trabalho e dessa forma a única educação que recebiam era a de ensinamentos práticos passados do mais velho para o mais novo. Dessa forma, foram privados de aprender a ler e a escrever, e para que conseguissem ter direito à educação formal, muitos obstáculos foram superados. Durante o período colonial no Brasil, viveu-se sob a idéia de que existiam “raças superiores” às outras, sendo destinado ao negro o estereótipo de “ser inferior”. Por causa desses fatores, muitos negros sofreram e, ainda sofrem com o racismo, com as desigualdades sociais em relação às oportunidades de trabalho. Portanto, buscamos compreender com esse estudo como foram essas manifestações de racismo, quais foram os principais desafios encontrados e como esses professores conseguiram vencer os obstáculos e chegar à carreira docente.

Author Biographies

  • Danúbia Fernanda da Rocha de Souza Moreira, Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • Eliane de Jesus Paula
  • Jesilene Brandão Gomes
  • Renata Honório Barbosa Lima

Issue

Section

RESENHAS