A ARCA DO TESTAMENTO DE GREGÓRIO IX: A PARTICIPAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO NA PENÍNSULA ITÁLICA ATRAVÉS DOS RELATOS HAGIOGRÁFICOS

Authors

  • Array Array Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

hagiografia, mendicantes, Península Itálica, papado, santidade.

Abstract

O presente artigo está vinculado ao projeto “Os Tempos da Santidade: processos de canonização e relatos hagiográficos dos santos mendicantes (séculos XIII-XIV)”. Este trabalho visa analisar o relato hagiográfico sobre Antônio de Pádua († 1231), a Legenda Assídua (1232), embora se mencione outras documentações, tal como a Legenda Benignitas (1280), relato post-mortem sobre este santo. A partir dessas fontes delimitamos a atuação do frade mendicante na Península Itálica, contextualizando-as com a permanente tensão que envolveu as diferentes cidades-estados na região no século XIII. Ao atentar para a produção hagiográfica sobre Antônio, buscamos compreendê-la através das relações de forças específicas do período. Deste modo, questionamos se a produção do relato esteve envolta em relações de poder dotadas de uma dinâmica histórica própria. Em um segundo momento discutiremos as tensões que envolveram as cidades da Itália setentrional – com ênfase em Pádua, e o papado. A principal hipótese é que a atuação de Antônio esteve vinculada aos interesses papais. Acredita-se que essa atuação pôde ter servido aos interesses pontifícios em um momento em que plenitude potestatis se encontrava sob constante ataque.

Author Biography

  • Array Array, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisa junto ao setor de História Medieval, vinculada ao projeto de pesquisa “Os Tempos da Santidade: processos de canonização e relatos hagiográficos dos santos mendicantes (séculos XIII-XIV)”, orientada pelo Prof. Dr. Igor Salomão Teixeira. (E-mail: gussgoncalves@gmail.com)

Published

09/11/2014

Issue

Section

ARTIGOS - DOSSIÊ