ENSINO DE HISTÓRIA EM MOMENTO DE TRANSIÇÃO. INTERPRETAÇÃO DA NARRATIVA SOBRE A DITADURA MILITAR DE GILBERTO COTRIM NOS LIVROS DIDÁTICOS ENTRE OS ANOS DE 1985 A 1995.

Authors

  • Array Array UFFS
  • Array Array Universidade Federal da Fronteira Sul

Abstract

Esse trabalho tem como objetivo analisar a narrativa do autor Gilberto Cotrim sobre a Ditadura Militar presente nos livros didáticos de História produzidos e publicados entre os anos de 1985 e 1995. Tendo como problemática, as implicações da transformação da estrutura do governo do Estado Brasileiro entre 1985 e 1995, da Ditadura Militar para a Democracia, na narrativa histórica do autor Gilberto Cotrim. Inferimos, a partir do estudo realizado, que Gilberto Cotrim mobiliza conceitos marxistas para a construção de sua narrativa. Ainda, a narrativa de 1991, apresenta uma sutileza sobre o assunto Ditadura Militar e silenciamentos sobre temas polêmicos como as torturas, os assassinatos, a repressão, no entanto, em 1995, essa atitude se transforma, pois em sua narrativa apresenta uma crítica mais contundente sobre o período e todos os silêncios são quebrados. 

Author Biography

  • Array Array, UFFS
    Educação, Licenciada em História, Ensino de História 

Published

30/07/2016

Issue

Section

ARTIGOS - DOSSIÊ