A PARTICIPAÇÃO DA MULHER BOLIVIANA NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NO VALE DO GUAPORÉ: FRONTEIRAS E HIBRIDISMO
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.305-323Keywords:
Versalles, Festa do Divino Espírito Santo, Mulheres.Abstract
Este artigo busca registrar a atuação das mulheres durante a passagem da Romaria e das relíquias do Divino Espírito Santo pelas comunidades ribeirinhas - remanescentes de quilombo, indígenas e bolivianas - no Vale do Guaporé. Mais precisamente, o objeto de estudo é a participação das mulheres do distrito de Versalles, na Bolívia, durante o encerramento da 124ª Romaria do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé, entre os dias 17 e 20 de maio de 2018. Na celebração deste ano, a Romaria do Divino passou por 39 localidades, margem esquerda e direita do Vale do Guaporé, iniciando no distrito de Surpresa, rio Mamoré/Guajará-Mirim (RO), no dia 01 de abril do corrente ano, e encerrando no distrito de Versalles, na Bolívia, em 20 de maio. Para o ano de 2019 mais uma vez o festejo será encerrado em solo boliviano, desta vez no distrito de Remanso, que da mesma forma é localizado à margem esquerda do Vale do Guaporé, no Rio Itinez. Na análise histórica e de contextualização da comunidade de Versalles, recorre-se a autores regionais que estudam o Vale do Guaporé, bem como aos registros midiáticos sobre a localidade. O estudo volta-se ainda a questões de fronteira e de hibridismo cultural, dada à proximidade de identidades diversas (brasileiras, bolivianas, indígenas, quilombolas, presença de turistas, entre outros elementos geográficos, econômicos e culturais). Como resultado científico, espera-se realizar o registro por meio de fotografias e análises, trazendo à tona a participação da mulher nos diversos espaços sociais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).