A ORALIDADE E A ESCRITA NA ESCOLA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS
Keywords:
linguagem verbal, prática discursiva, ensino, interação.Abstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre a utilização da linguagem como forma de interação no processo ensino aprendizagem. Assim sendo, são analisadas as ações de alguns professores de Língua Portuguesa e de Educação Física, à luz dos estudos desenvolvidos sobre linguagem verbal, interculturalismo, interdisciplinaridade e prática discursiva em sala de aula. Neste sentido, procuramos destacar a escola como um espaço de construção do conhecimento e, portanto, um espaço em que a comunicação intercultural é parte significante de uma educação multicultural.
Downloads
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).