COLONIZAÇÃO RECENTE E A LUTA PELA TERRA EM RONDÔNIA
Keywords:
Colonização – Campesinato – Conflitos AgráriosAbstract
O artigo é uma síntese da análise realizada sobre a colonização recente de Rondônia e dos conflitos agrários ocorridos entre as décadas de 1970, 1980 e 1990; apresentada na Mesa Redonda Indígenas e Camponeses em Rondônia: História, Resistência e Luta Pela Terra, da I Semana de História da UNIR, Campus de Rolim Moura. Partindo de uma análise que tem como base o materialismo histórico e dialético, identifica o campesinato como importante sujeito histórico na colonização recente e, ao mesmo tempo, aborda as possibilidades de pesquisa desta temática para a produção historiográfica regional e que contribua para a constituição de estudos de uma História Agrária rondoniense. O referencial teórico da pesquisa parte da conceituação de que a estrutura agrária brasileira é do tipo semifeudal, característica do capitalismo burocrático. Parte da discussão realizada é fruto de Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR e do diálogo com outras pesquisas regionais que discutem a Questão Agrária no contexto de expansão da fronteira agrícola para a Amazônia. A Ditadura Militar no Brasil através do processo de colonização dirigida incentivou a migração de camponeses para a Amazônia visando conter os conflitos agrários no centro-sul do país, transferindo-os para esta região.
Downloads
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).