ENTRE PRÁTICAS E SABERES: INCORPORAÇÃO DE ENCANTADOS NA UMBANDA

Authors

  • Leonardo Lucas Britto
  • Sérgio Luiz de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.28.n.1.p.129-142

Keywords:

Cultura. Religião. Umbanda. Afro-brasileira. Encantados.

Abstract

A umbanda é uma religião afro-brasileira na qual os religiosos entendem que a incorporação é uma forma para se viver em comunicação com os espíritos e com as pessoas. A partir dessa prática, cria-se uma forma diferenciada de experiência religiosa e de vida, que dialoga com contextos mais amplos da sociedade e também com as culturas dos religiosos. O pensamento religioso não se relaciona apenas com representações, mas também influencia nas práticas dos sujeitos. A partir disso, neste artigo, realizado por meio de pesquisas antropológicas, procura-se compreender como os umbandistas na cidade de Porto Velho (RO) representam os povos indígenas a partir da incorporação de espíritos de índios que, segundo as narrativas, um dia foram vivos na terra. Mediante experiências e saberes próprios do contexto umbandista, fortemente influenciados pelas culturas amazônicas e as encantarias/encantados da Amazônia, os religiosos criam representações diferentes das hegemônicas na sociedade brasileira acerca dos povos indígenas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Lucas Britto

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR e mestrado em História e Estudos Culturais pela mesma instituição. E-mail: leonardo_britto7@hotmail.com.

Sérgio Luiz de Souza

Doutor pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP e professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. E-mail: sergiosouza@unir.br.

Published

31/08/2018

Issue

Section

ARTIGOS - DOSSIÊ