A RATIO STUDIORUM NOS COLÉGIOS DA COMPANHIA DE JESUS
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.318-330Keywords:
Companhia de Jesus, Ratio Studiorum, Colégios, Missões, ContrarreformaAbstract
O século XVI é permeado por longas e duradouras mudanças em um dos pilares fundacionais da Europa: o Cristianismo. A cisão entre a Igreja protestante e a Igreja católica provoca um abalo nas estruturas políticas e sociais, em movimentos denominados de Reforma e Contrarreforma A Igreja católica, de forma a responder ao aparente ataque aos seus princípios, desenvolve diversas missões em terras longínquas, enviando as Ordens religiosas como mandatárias. Nesse âmbito, surge a Companhia de Jesus, cujo ideário e carisma se baseiam na ação missionária. Os colégios surgem como instituições fundamentais e a Ratio Studiorum como um dos instrumentos mais poderosos na homogeneização do ensino. Este trabalho pretende analisar alguns aspectos da Ratio Studiorum que ajudam a compreender o nível de exigência dos colégios jesuíticos, que contribui, largamente, para o seu sucesso. Os princípios e regulamentações da Ratio permitem observar a divisão do espaço e das tarefas com rigor, bem como as obras que devem ser estudadas nos planos de ensino dos inacianos, nos cursos de Letras, Filosofia ou Artes e Teologia. O modus parisiensis serve de metodologia complementar, nos colégios, estimulando o aluno a progredir nos seus conhecimentos através da separação em classes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).