APROXIMAÇÕES ENTRE A ANTROPOLOGIA E O MARKETING: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v32.n.1.p.281-304Keywords:
pesquisa de inspiração etnográfica, antropologia, marketing, ensino, pesquisa de serviço.Abstract
O presente texto consiste em um relato de experiência, que tem como principal objetivo refletir sobre as experiências e desafios proporcionados pela disciplina com proposta interdisciplinar intitulada Marketing e Etnografia, oferecida para o curso de graduação de Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tanto, é apresentada a proposta de conteúdo e metodológica da disciplina e se reflete sobre como as relações intersubjetivas que se constituem no processo de pesquisa também podem contribuir para a construção de conhecimento. Em seguida, alguns dos achados das pesquisas de campo de inspiração etnográfica realizadas pelos alunos em diferentes serviços são analisados, com destaque para a percepção de que alguns serviços se constituem como uma “família” e para os estímulos multissensoriais utilizados em pontos de venda. São compartilhadas algumas das reflexões críticas realizadas em sala de aula, contemplando um estímulo a questionamentos éticos das ações mercadológicas, mas sem desconsiderar “pontos de vista nativos”, tal como nos ensina a Antropologia.
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