DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PESQUISAS PUBLICADAS SOBRE A DOCÊNCIA
Palabras clave:
formação docente, cenário da formação de professores.Resumen
Este estudo apresenta-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, com o objetivo de caracterizar a produção científica em relação à formação docente no Brasil, no período de 2003 a 2013, visando por meio desta análise, problematizar os desafios e impasses para a docência no Ensino de Química. Para tanto, foram analisados 24 artigos classificados nos seguintes eixos: 1) Compreensão política da profissão, 2) Desafios metodológicos da atuação e 3) Impasses e desafios sociais da docência. Concluiu-se que ao analisar a formação de professores evidenciou-se que a elevação do nível profissional não contribuiu de forma direta com a qualidade da educação básica no país. Evidenciamos, ainda que toda preocupação em garantir uma melhor formação aos profissionais, faz-se necessária para a configuração do educador de química, desde a melhoria da formação pelas instituições de ensino superior, oferecimento de espaço formativo diferenciado, desenvolvimento crítico-reflexivo do profissional e a garantia da articulação teoria-prática, que contribuem não só com a qualidade educacional da sociedade, mas também com o fortalecimento da identidade docente. Porém, para que isso se concretize é necessário que políticas públicas garantam também boas condições de trabalho, bons salários e planos de carreira aos profissionais, na tentativa de tornar a profissão docente mais atrativa socialmente.
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Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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