CAPISTRANO DE ABREU E A ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: NOTAS SOBRE A TESE DEFENDIDA NO COLÉGIO PEDRO II EM 1883

Autores/as

  • Array Array Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

ensino de História, historiografia, Capistrano de Abreu

Resumen

Este trabalho trata desta relação. Preocupa-se em compreender os caminhos relacionais entre escrita da história e historiografia didática com uma abordagem que destaca os nexos entre os autores, suas obras e o contexto de produção dos conhecimentos históricos que circulam ainda hoje nos livros didáticos de História. Para tanto, apresenta o estudo da tese de Capistrano de Abreu defendida em 1883 para a cátedra de Corografia e História do Brasil do Colégio Pedro II com a intenção de reconhecer a circulação de suas idéias nos livros didáticos de fins do século XIX que imprimem sentido ao conteúdo escolar da disciplina de História.

Publicado

30/07/2016

Número

Sección

ARTIGOS - DOSSIÊ