A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: DESAFIOS AO PROFESSOR

Autores/as

  • Neri de Paula Carneiro Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Palabras clave:

História local, pesquisa histórica, ensino de história

Resumen

Neste artigo pretende-se discutir alguns elementos que estão presentes no processo da produção da história local principalmente relacionada ao ensino da região, nos anos inicias do ensino fundamental. Tanto questões relativas à teorização da história como no que diz respeito à postura do professor e à prática do ensino da história. Começamos propondo o problema dizendo que a história local, principalmente no caso de Rondônia é algo a ser feito. Depois discutimos uma conceituação da história e um de seus objetos mais problemáticos que é a idéia d tempo. A partir disso entramos na discussão sobre de elementos mais específicos da pratica do professor e sua ação em sala de aula como é o caso da periodização e da necessidade do professor de história local se fazer um pesquisador superando a mera repetição das apostilas e livros por vezes duvidosos. Chamamos a atenção para a necessidade de se considera o universo do estudante e os aspectos da cultura local que ajudam não só a explicar a localidade como a evidenciar as características da população local.

Biografía del autor/a

  • Neri de Paula Carneiro, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Número

Sección

RESENHAS