A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: DESAFIOS AO PROFESSOR
Palabras clave:
História local, pesquisa histórica, ensino de históriaResumen
Neste artigo pretende-se discutir alguns elementos que estão presentes no processo da produção da história local principalmente relacionada ao ensino da região, nos anos inicias do ensino fundamental. Tanto questões relativas à teorização da história como no que diz respeito à postura do professor e à prática do ensino da história. Começamos propondo o problema dizendo que a história local, principalmente no caso de Rondônia é algo a ser feito. Depois discutimos uma conceituação da história e um de seus objetos mais problemáticos que é a idéia d tempo. A partir disso entramos na discussão sobre de elementos mais específicos da pratica do professor e sua ação em sala de aula como é o caso da periodização e da necessidade do professor de história local se fazer um pesquisador superando a mera repetição das apostilas e livros por vezes duvidosos. Chamamos a atenção para a necessidade de se considera o universo do estudante e os aspectos da cultura local que ajudam não só a explicar a localidade como a evidenciar as características da população local.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).