A RELAÇÃO DO CUIDAR E EDUCAR NOS MOMENTOS DE HIGIENE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Fernanda dos Passos Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Palabras clave:

Cuidar-Educar . Higiene . Autonomia . Direito

Resumen

Abordar a temática “A relação do cuidar e educar nos momentos de higiene na Educação infantil” tem como objetivo primeiro distinguir seus conceitos para relacioná-los a fim de levantar a reflexão da consideração destes dois princípios da educação infantil nas creches, bem como repensar os momentos da higiene em suas inúmeras possibilidades enquanto atividade permanente, sendo este artigo, fruto de observações analíticas e de experiências em atividades pedagógicas do estágio supervisionado, na disciplina de teoria e prática em educação infantil, no 7º Semestre do curso de Pedagogia da UNIR – Universidade Federal de Rondônia – durante o período de 23 de março a 29 de junho de 2010. Dessas observações e experiências, foram coletadas informações documentadas em caderno de registro de campo, alguns diários e ainda os relatórios manuscrito e fotográfico ao final dessas aulas práticas, com crianças na faixa etária 3 anos e oito meses, na primeira etapa da Educação Básica: a Educação Infantil.

Biografía del autor/a

  • Fernanda dos Passos, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Número

Sección

RESENHAS