A RESISTÊNCIA INDÍGENA E CAMPONESA FRENTE À EXPANSÃO DO LATIFÚNDIO NA ATUALIDADE
Palavras-chave:
Capitalismo Burocrático – Questão Agrária – Resistência IndígenaResumo
O trabalho centra-se na análise dos processos de resistência indígena e camponesa no contexto de expansão do latifúndio a partir do estudo sobre as relações semifeudais e semicoloniais do capitalismo burocrático brasileiro. Capitalismo burocrático é o tipo de capitalismo engendrado pelo imperialismo nos países atrasados mediante o domínio sobre toda a sua estrutura econômica e social. A semifeudalidade iniciou-se na colonização do Brasil e pode ser comprovada pela existência do latifúndio e das formas mais precárias de trabalho predominantes no campo. Conforme dados oficiais, a concentração de terras no Brasil aumentou e a maior parte das terras públicas está ocupada ilegalmente pelos latifundiários, que continuam protegidos pelo Estado. O latifúndio vem se expandindo devido aos processos de mecanização e commodities, chamados pelos capitalistas de agronegócio, que é um tipo de latifúndio que conserva as relações semifeudais e vínculos mais fortes com o imperialismo que o latifúndio tradicional. Além da expansão do latifúndio, grandes empreendimentos econômicos avançam ameaçando as populações indígenas e camponesas que ampliam o nível de organização e combatividade na luta pela terra como vem ocorrendo no Estado de Rondônia nas últimas décadas.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).