OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR:A PARTICULARIDADE DO CURSO DE TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Autores/as

  • Mauro Henrique Miranda de Alcântara Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Palabras clave:

docência, ensino superior, educação.

Resumen

Este trabalho visa levantar as principais problemáticas no atuar no ensino superior. Primeiramente, por meio de revisão de literatura, apresentamos um breve histórico desta modalidade, de forma que elucidará as complicações imbuídas na implantação desse ensino, assim como analisar o histórico e expansão da Rede Federal de ensino profissional, e dentro dessa expansão o surgimento e disseminação dos cursos superiores de tecnologia, que surgiu como uma espécie de válvula de escape para o governo militar, diante da pressão estudantil para a abertura de vagas no ensino superior, e a necessidade de formação de mão de obra qualificada para atender a demanda do setor privado, aplicando uma política econômica de baixo custo. Posteriormente, mostrar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes do ensino superior nesse século, e depois analisado especificamente no Brasil, visualizando a racionalização da educação que leva a individualização da atuação docente, pressão por produtividade e a solidão profissional. Através da aplicação de questionários aos professores e estudantes do curso superior de tecnologia de Laticínios, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, buscamos relacionar a realidade da vivência docente com a teoria discutida na revisão de literatura. Após os resultados obtidos com o trabalho, sugerimos algumas modificações para superar os desafios e dificuldades impostos à atuação do professor no ensino superior hoje.

Biografía del autor/a

  • Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Número

Sección

RESENHAS