A COMUNIDADE EPISTÊMICA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE DISCURSOS E O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Comunidade Epistêmica. Livro Didático. PNLD. História escolar.Resumo
Esse trabalho objetiva refletir sobre o processo de circulação do livro didático de História, e neste, o papel desempenhado por um ator – a comunidade epistêmica, comunidade científica formada pelos historiadores – na avaliação e triagem dos livros didáticos, via participação no PNLD, o Plano Nacional do Livro Didático. Baseado nas pesquisas desenvolvidas por Stephen Ball e Alice Casimiro Lopes, busco levantar e analisar a articulação existente entre a produção acadêmica sobre o ensino de Historia e as intervenções dessa comunidade no sentido de estabelecer critérios referenciados nessa produção, para avaliar os livros didáticos que compõem o catálogo do referido PNLD.
Palavras-Chave: Comunidade Epistêmica. Livro Didático. PNLD. História escolar.
THE epistemic community as an instance for the production of discourses and the history textbook
ABSTRACT
The purpose of this paper is to think over the process of circulation of the History textbooks, and in it, the role played by an actor – the epistemic community, a scientific community consisting of historians – in the assessment and screening of textbooks, through their engagement in PNLD, the National Textbook Plan. Based on studies conducted by Stephen Ball and Alice Casimiro Lopes, my intent is to survey and analyze the articulation between the academic production about the teaching of History and the actions taken by this community in order to define criteria referred to that production, with the aim of assessing the textbooks included in the catalogue by the PNLD mentioned above.
Key-words: Epistemic Communities. Didactic Book. PNLD. School History.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).