ENSINO DE HISTÓRIA EM MOMENTO DE TRANSIÇÃO. INTERPRETAÇÃO DA NARRATIVA SOBRE A DITADURA MILITAR DE GILBERTO COTRIM NOS LIVROS DIDÁTICOS ENTRE OS ANOS DE 1985 A 1995.
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar a narrativa do autor Gilberto Cotrim sobre a Ditadura Militar presente nos livros didáticos de História produzidos e publicados entre os anos de 1985 e 1995. Tendo como problemática, as implicações da transformação da estrutura do governo do Estado Brasileiro entre 1985 e 1995, da Ditadura Militar para a Democracia, na narrativa histórica do autor Gilberto Cotrim. Inferimos, a partir do estudo realizado, que Gilberto Cotrim mobiliza conceitos marxistas para a construção de sua narrativa. Ainda, a narrativa de 1991, apresenta uma sutileza sobre o assunto Ditadura Militar e silenciamentos sobre temas polêmicos como as torturas, os assassinatos, a repressão, no entanto, em 1995, essa atitude se transforma, pois em sua narrativa apresenta uma crítica mais contundente sobre o período e todos os silêncios são quebrados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).