LEITURA E CENSURA NA SERRA GAÚCHA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O JORNAL CORREIO RIOGRANDENSE (1940-1950)

Autores/as

  • João Claudio Arendt Universidade de Caxias do Sul
  • Leticia Lima Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Rossi Menegotto Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.193-209

Resumen

No presente artigo, aborda-se a censura praticada pelo jornal Correio Riograndense, de Caxias do Sul, RS, a autores, livros e outras publicações. Para tal, primeiro realiza-se uma breve explanação sobre as variadas formas de repressão à leitura perpetuadas ao longo da história ocidental. Em seguida, efetua-se um relato sobre a criação e a linha editorial do Correio Riograndense e sua vinculação à Ordem dos Capuchinhos. Após, examina-se a atuação desse jornal - nas décadas de 1940 e 1950 -  na coibição de leituras consideradas prejudiciais à manutenção dos valores da fé, da família e dos bons costumes. Por fim, a análise acerca-se do romance de Zulmiro Lino Lermen, A missa negra, que foi censurado e teve seus exemplares retirados das livrarias e queimados por ordem do Arcebispo de Porto Alegre.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Claudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Estágio Pós-doutoral no Instituto Latino-americano da Universidade Livre de Berlim, com supervisão de Ligia Chiappini. Docente no Programa de PósGraduação em Letras e Cultura da UCS e do Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/Uniritter. Editor-chefe da revista ANTARES: Letras e Humanidades

Leticia Lima, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do curso de graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul. Bolsista voluntária no projeto "Para uma história da leitura e da literatura em contextos regionais"

Roberto Rossi Menegotto, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista PROSUC/CAPES no Programa de Doutorado em Letras – Associação Ampla UCS/UniRitter. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

31/05/2018

Número

Sección

ARTIGOS - LIVRES