RITUALES INUNDADOS. CONTACTO Y FUGA EN LAS ORILLAS DE LO FANTÁSTICO
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.24-36Palabras clave:
Hernández, collage, fantástico, ritualidadResumen
En “La casa inundada” (1960), del escritor uruguayo Felisberto Hernández, se despliega un relato dentro de otro relato a través de una técnica próxima al collage (LAPLANTINE Y NOUSS, 2007). Este trabajo realiza una exégesis deteniéndose en el modo en que el cuento va diseñando líneas de contacto y de fuga entre escuchar pasivamente e interpretar, la realidad y el sueño (FREUD, 1991), el presente y el pasado, y fundamentalmente entre el realismo y lo fantástico literarios (VAX, 1965; JACKSON, 1986; CAMPRA, 2008). Líneas que asimismo se intersectan con rituales (ELIADE, 1998; BACHELARD, 2000, 2003) en el contexto excéntrico de una casa intencionadamente inundada.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).