SABERES CULTURAIS DO BRINCAR TRADICIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE ARRAIOL – ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE – AP

Autores/as

  • Priscilla Pantoja do Nascimento Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • Angela do Céu Ubaiara Brito UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v31.n.1.p.360-379

Palabras clave:

Brincar tradicional. Culturas infantis. Comunidades Ribeirinhas. Multiculturalismo. História Oral.

Resumen

Este artigo, trata dos saberes culturais relacionados ao brincar tradicional ribeirinho, na comunidade de Arraiol, arquipélago do Bailique – AP. Investiga-se: quais as contribuições do brincar tradicional como mediação da cultura infantil ribeirinha vivenciada pelas crianças de Arraiol? O trabalho objetiva compreender a contribuição do brincar tradicional como mediação da cultura infantil ribeirinha no cotidiano da comunidade de Arraiol, identificando sentidos, significados, peculiaridades que constituem o patrimônio cultural material e imaterial para a identidade do grupo. A metodologia se fundamenta no paradigma qualitativo, no uso da técnica denominada pesquisa de campo, que analisa o contexto por meio da observação, descrição e análise em detalhes das características de determinada população ou fenômeno, ou a declaração de relações entre essas variáveis. Assim como também analisa os gestos, risos, expressões faciais, entre outros, subsidiado nas vivências e registros fotográficos. Utilizou-se no tratamento dos dados a Análise de Conteúdo que consiste em compreender o material que envolve o brincar e as culturas infantis ribeirinhas de Arraiol. Os resultados demonstram que o brincar tradicional se faz presente no cotidiano da comunidade. Também, apresentam índices de que os jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais dos ribeirinhos sofrem modificações ao longo do tempo, mas ainda são formas de mediar o processo de aprendizagem da criança por meio das culturas infantis, as quais são características da comunidade ribeirinha que permeia ações através de artefatos sociais e culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscilla Pantoja do Nascimento Brandão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Mestra em Educação, pertencente a linha de Pesquisa de Educação, Culturas e Diversidades, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. (2019). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - FATECH (2018). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá - UEAP, (2017). Atualmente trabalha como Supervisora Pedagógica na Empresa SENAC - AP. Pesquisadora, membro do grupo Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS), colaboradora da Brinquedoteca - UEAP, Participante e monitora voluntária do projeto de pesquisa e extensão "Tenda educativa de jogos: Brincar e aprender com a luz" e no Curso de extensão "Formação de Professor Educador da Infância", ofertados na UEAP, para os educadores de Escolas Publicas do Amapá. Participante do projeto de implementação da brinquedoteca Conselho Tutelar da Zona Norte de Macapá. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao saberes culturais do brincar ribeirinho no arquipélago do bailique-AP. 

Angela do Céu Ubaiara Brito, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP).Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Amapá . Avaliadora de projetos educacionais a nível de extensão e especialização do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia (UEAP). Coordenadora dos Projetos de Extensão Formação do Educador da Infância (início em 2015). Coordenadora da Brinquedoteca e do Laboratório Tenda Educativa de Jogos: Brincar e aprender com a Luz da Universidade do Estado do Amapá. Colaboradora da Pastoral Universitária (desde de 2017). Autora do livro Práticas de Mediação e o Brincar na Educação Infantil (ISBN: 978-85-8148-830-1) publicado pela editora Paco/SP2015. Tem experiência na área de Pesquisa da Infância e Educação Básica atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, Jogos, brinquedos e brincadeiras, Formação de Professores e Política Públicas para a Infância.

Publicado

31/01/2020

Número

Sección

ARTIGOS - LIVRES